O conhecimento especializado em design: considerações a respeito do processo de ensino e aprendizagem
Resumo
O objetivo básico deste artigo é auxiliar no entendimento da natureza do
conhecimento especializado em design, fornecendo indicações para contribuir
com o seu processo de ensino-aprendizagem. Este estudo concentra-se
fundamentalmente nos aspectos particulares do conhecimento e da educação da
atividade projetual em design, apresentando algumas sugestões para o seu
processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BILDA, Zafer; GERO, John, S.; PURCELL, Terry. To sketch or not to sketch? That is the question. Design Studies, v. 27, n. 5, p. 587–613, Sep. 2006.
CARDOSO, Maria Gonçalves Pacheco Pais Andrade. Gerir Conhecimento e Gerar Competitividade: estudo empírico sobre a gestão do conhecimento e seu impacto no desempenho organizacional. 2003. 474 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2003.
CASAKIN, Herman; GOLDSCHMIDT, Gabriela. Expertise and the use of visual analogy: implications for design education. Design Studies, v. 20, n. 2, p. 153–175, Mar. 1999.
CLARK, Donald. Understanding. Performance, Learning, Leadership and
Knowledge. 2004. Disponível em:
<www.nwlink.com/~donclark/performance/understanding.html>. Acesso em: 15 de jul. 2008.
CROSS, Nigel. Natural intelligence in design. Design Studies, v. 20, n. 1, p. 25–39, Jan. 1999.
______. Expertise in design: an overview. Design Studies, v. 25, n. 5, p. 427–441, Sep. 2004.
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
GALLE, Per; KOVÁCS, Lásló Béla. Replication protocol analysis: a method for the study of real-world design thinking. Design Studies, v. 17, n. 2, p. 181–200, Apr. 1996.
HEY, Jonathan. The Data, Information, Knowledge, Wisdom Chain: the
metaphorical link. 2004. Disponível em:
<http://ioc.unesco.org/Oceanteacher/OceanTeacher2/02_InfTchSciCmm/
DIKWchain.pdf> Acesso em: 15 jul. 2008.
LaSPISA, David Frederick. A influência do conhecimento individual na memória organizacional: estudo de caso em um call center. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
MATTÉ, Volnei Antonio; GONTIJO, Leila Amaral. A criatividade e a expressão gráfica na formação do designer: relações com a trajetória escolar pré-universitária. Revista Design em Foco, v. IV, n. 1, p. 24–39, jan/jun 2007. Salvador, EDUNEB, 2007.
NICKOLS, Fred. The Knowledge in Knowledge Management. The Knowledge Management Year Book 2000-2001, CWL Publishing Enterprises, 2002. Disponível em: <www.cwlpub.com/nickolsarticle.htm>. Acesso em: 15 de jul. 2008.
OXMAN, Rivka. Think-maps: teaching design thinking in design education. Design Studies, v. 25, n. 1, p. 63–91, Jan. 2004.
PURCELL, Terry; GERO, John, S. Drawings and the design process. Design Studies, v. 19, n. 4, p. 389–430, Oct. 1998.
SCHREIBER, Guus; AKKERMANS, Hans; ANJEWIERDEN, Anjo; HOOG, Robert de; SHADBOLT, Nigel; VAN DE VELDE, Walter; WIELINGA, Bob. Knowledge Engineering and Management: The CommonKADS Methodology. Cambridge: The MIT Press, 2000.
SUWA, Masaki; PURCELL, Terry; GERO, John S. Macroscopic analysis of design processes based on a scheme for coding designers' cognitive actions. Design Studies, v. 19, n. 4, p. 455–483, Oct. 1998.
VAN AKEN, Joan Ernst. Valid knowledge for the professional design of large and complex design processes. Design Studies, v. 26, n. 4, p. 379–404, Jul. 2005.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v16i2.27
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Volnei Antônio Matté, Leila Amaral Gontijo, Richard Perassi Luiz de Sousa
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.