O Design-Rede: repensando os interesses do design
Resumo
Nos últimos anos percebemos deslocar-se o centro de interesse do designer. Vimos uma centralização na técnica, em que o designer interessava-se por informações provenientes do objeto técnico, ceder espaço a uma centralização no humano, a qual interessa as informações do usuário. Este artigo desenvolve duas proposições. A primeira refere-se à transcendência deste movimento dual que fez com que o designer decompusesse sua atenção entre objetos técnicos e usuários. Procuraremos mostrar que estas informações não pertencem a usuário ou artefato, mas ao agente híbrido que formam. A segunda proposição procura pensar o que envolve a ação do designer para a emergência de um artefato. A conjunção destas duas proposições aponta um novo quadro de interesse do design, que se explica através do que aqui denominamos Design-Rede
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CARDOSO D. R. Design, Cultura Material e o Fetichismo dos Objetos. Arcos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 14-39, 1998.
CALLON, M. Some elements of a sociology of translation domestication of the scallops and the fishermen of S Brieux Bay, in Power, Action and Belief. A New Sociology of Knowledge? (ed. Law, J.), 1986. (196-229).
CALLON, M. e LATOUR, B. Unscrewing the Big Leviathans: How do actors Macrostructure Reality, in Advances in Social Theory and Methodology: Toward an Integration of Micro and Macro Sociologies. (eds. Knorr, K. and Cicourel, A.) London: Routledge, 1981 (277-303).
FRASCARA. Graphic Design: Fine Art or Social Science? in The idea of design (ed. Margolin, V. e Buchanan, R) MIT Press, Cambridge, 1995.
KRIPPENDORFF, K. The semantic turn: a new foundation for design, Boca Raton: Taylor & Francis Group, 2006.
LATOUR, B. The Pasteurization of France. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1988.
_______. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LAW, J. On the Methods of Long-Distance Control: Vessels, Navigation and the Portuguese Route to India, in Power, Action and Belief. A New Sociology of Knowledge? (ed. Law, J.) Keele: Sociologic Review Monograph, 1986. (234-263).
_______. Notes on the Theory of the Actor Network: Ordering, Strategy and Heterogeneity. Publicado pela primeira vez em 1992 no site http://comp.lancs.ac.uk/sociology/soc054jl.html (Acesso em
abril de 2008)
MACHADO, J. P. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Quarto Volume, Livros Horizontes, 7ª ed. Lisboa, 1994.
MARGOLIN, V. e BUCHANAN, R. The idea of design. MIT Press, Cambridge, 1995.
RUSSELL, B. Wisdom of the West. London: Rathbone Books, 1959.
SULLIVAN, L. The tall office building artistically considered. Lippincott's Magazine, 1896. http://www.njit.edu/v2/Library/archlib/pub-domain/sullivan-1896-tall-bldg.html (Acesso em junho de
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v19i1.69
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Guilherme Corrêa Meyer
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.