A Escada Educacional do Design Thinking no Brasil: revisão sistemática nos Anais do P&D

Marina Arakaki, Ana Cláudia de Abreu, Mariano Lopes de Andrade Neto

Resumo


O termo design thinking tem sido discutido e estudado desde 1992 como uma metodologia para resolução de problemas, passando por diferentes formas de abordagem e procedimentos ao longo dos anos. Esses processos foram sistematizados na escada dinamarquesa do design, desenvolvida pelo Danish Design Centre, em 2001. Inspirado nesse modelo, foi desenvolvido em 2017, a Escada Educacional do Design, que ilustra os estágios pedagógicos no desenvolvimento do design thinking. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar os níveis de aplicação do design thinking, de acordo com a Escada Educacional do Design, nos Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D), buscando configurar sua representatividade no mesmo. Como resultado, obteve-se a visualização dos níveis trabalhados da Escada Educacional do Design nesses anais, além de um panorama da disciplina no congresso e a identificação de lacunas para novas pesquisas serem realizadas.

 


Palavras-chave


design thinking, escada educacional do design, P&D Brasil

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v27i3.774

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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