Framework D4UX: Design para eXperiência do Usuário
Abstract
A experiência do usuário é um tema constante nos projetos de design de interface. Sua relevância recai no entendimento dos fatores humanos envolvidos na interação, sendo esses de ordem física, emocional, social e cognitiva. Porém, o design para experiência ainda é um mito para estudantes, seja pela falta de maturidade, seja pela carência de métodos que situam qualidades desta experiência no escopo do projeto. Assim, este artigo propõe um framework prático para o design de interface centrado na experiência. O frameworkD4UX (Design para eXperiência do Usuário) foi desenvolvido a partir da experiência em sala de aula e é criticado à luz das teorias sobre experiência do usuário e narrativas. Oframeworkfoi aplicado junto a estudantes de graduação para projetar aplicativos. Os resultados sugerem que as experiências pessoais podem servir como conexões para as qualidades de interação, enquanto o exagero apoia as qualidades da experiência esperada.Espera-se que o framework possa auxiliar os desenvolvedores a explorar as propriedades da narrativa na construção de significados, e contribuir tanto no seu entendimento, como abranger diretivas de como projetar esta interface.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ABBOTT, H. Potter. The Cambridge Introduction to Narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
ALBEN, Lauralee. Quality of experience: defining the criteria for effective interaction design. Interactions, p. 11-15, 1996.
BAL, Mieke. Looking in the Art of Viewing. Singapore: G+B ArtsInternational, 2001.
BASRI, Nasrah H. et al.Conceptualizing and Understanding User Experience. 2016 4th International Conference on User Science and Engineering (i-USEr). [S.l.]: IEEE. 2016.
BERNI, Aurora; BORGIANNI, Yuri. From the Definition of User Experience to a Framework to Classify its Applications in Design. International Conference on Engineering Design (ICED21). Gothenburg: ICED. 2021, p. 1627-1636.
BIZZOCCHI, Jim. Game and Narrative: An Analytical Framework. Journal of the Canadian Games Studies Association, v. 1, 2007.
BORDWELL, David. Poetics of Cinema. New York: Routledge, 2007.
BUSARELLO, Raul I.;ULBRICHT,Vânia, R.; FADEL, Luciane M. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional: In Gamificação na Educação. In: LUCIANE MARIA FADEL, Vania R. U. C. R. B. T. V. Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
CARDOSO, Vânia Z. Narrar o mundo: estórias do "povo da rua" e a narração do imprevisível. Mana, vol. 13, 2007.
CARROLL, John M.; THOMAS, John C. Fun. ACM SIGCHI Bulletin. [S.l.]: ACM. 1988. p. 21-24.
CHATMAN, Seymour. Story and discourse. Narrative structure in fiction and film. Ithaca: Cornell University Press, 1978.
DOURISH, Paul. Embodied Interaction: Exploring the Foundations of a New Approach to HCI, http://www.douri.sh/embodied/embodied99.pdf, 1999.
EICHNER, Susanne. Agency and Media Reception: Experiencing Video Games, Film, and Television. [S.l.]: Springer VS, 2014.
FORLIZZI, Jodi; FORD, Shannon. The Building Blocks of Experience: An Early Framework for Interaction Designers. DIS '00. New York: ACM. 2000. p. 419-423.
GARRET, Jesse J. The elements of user experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Berkeley: New Riders, 2011.
GONÇALVES, Berenice S. et al.Iterato: método para o design de objetos digitais interativos. P&D2022. [S.l.]: [s.n.], 2022.
GRIMALDI, Silvia. Story of Use: Analysis of Filme Narratives to Inform the design of Objects Interactions. Nordic Design Research Conference. Copenhagen: Nordes. 2008. p. 374-377.
GRIMALDI, Silvia; FOKKINGA, Steve; OCNARESCU, Joana. Narratives in Design: Studies of the Types, Appilications and Functions of Narratives in Design Practices. DPPI 2013 - Praxis and Poetics. Newcastle upon Tyne: ACM. 2013. p. 201-210.
HASSENZAHL, Marc; TRACTINSKY, Noam. User experience - a research agenda. Behaviour & Information Technology, Londres, p. 91-97, 2006.
HASSENZAHL, Marc. The Hedonic/Pragmatic Model of User Experience. COST294-MAUSE-Towards a UX Manifesto. Lancaster: COST. 2007.
HEKKERT, Paul; DIJK, Matthijs V. VIP Vision in Design: A Guidebook for Innovators. [S.l.]: Laurence King Publishing, 2011.
HORNBÆK, Kasper; OULASVIRTA, Antti. What is interaction? CHI 2017. Denver: ACM. 2017. p. 5040–5052.
MAHLKE, Sascha; THÜRING, Manfred. Studying Antecedents of Emotional Experiences in Interactive Contexts. CHI 2007. San Jose: ACM.2007. p. 915-918.
MAHLKE, Sasche. User Experience: Usability, Aesthetics and Emotions in Human-Technology Interaction. COST294-MAUSE-Towards a UX Manifesto. Lancaster: COST. 2007. p. 26-30.
MATEAS, Michael; SENGERS, Phoebe. Narrative Intelligence. [S.l.]: John Benjamins Publishing Company, 2003.
MURRAY, Janet. Hamlet on the Holodeck. London: MIT Press, 1998.
NORMAN, Donald; MILLER, Jim; HENDERSON, Austin. What You See, Some of What’s in the Future, And How We Go About Doing It: HI at Apple Computer. CHI ’95 MOSAIC OF CREATIVITY. [S.l.]: [s.n.]. 1995.
POLKINGHORNE, D. E. Narrative and Self Concept. Journal of Narrative and Life History, 1, n. 2, p. 135-153, 1991.
ROTO, Virpi. User Experience from Product Creation Perspective. COST294-MAUSE - Towards a UX Manifesto. Lancaster,: COST.2007. p. 31-34.
RYAN, Marie-Laure. Narrative. In: SULLY, Imre S. S. B. J. A Companion to Critical and Cultural Theory. [S.l.]: John Wiley & Sons Ltd, p. 517-530, 2017.
THOLANDER, Jakob; NORMARK, Maria; ROSSITTO, Chiara. Understanding Agency in Interaction Design Materials. CHI 2012. Austin: ACM.2012. p. 2499–2508.
WRIGHT, Peter; MCCARTHY, John; MEEKISON, Lisa. Making Sense of Experience. In: BLYTHE, M.A., et al.Funology. [S.l.]: Springer, 2003.
DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i3.1813
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2023 Luciane Maria Fadel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.