Processo participativo para a concepção de brinquedo inclusivo: uma pesquisa de representação gráfica para pessoas cegas
Abstract
Este artigo apresenta uma parte do processo de concepção de um brinquedo inclusivo, nas fases exploratória e generativa, realizado com a participação de crianças com deficiência visual. O brinquedo projetado tem o propósito de propiciar à criança, em especial à cega congênita, o desenvolvimento da fantasia por meio da construção de imagens mentais, sendo, então, um instrumento para o aumento do repertório de representação imagética. Para alcançar tal propósito, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa-ação com base empírica, foi concebida e executada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Assim, apresentam-se três etapas: 1) levantamento bibliográfico de recomendações para a construção de imagens táteis; 2) codesign; e 3) framework de análise gráfica. Esse processo possibilitou a geração de estudos que foram, posteriormente, desenvolvidos até alcançar o protótipo. Assim, espera-se com este trabalho contribuir para reflexões a respeito dos métodos e das ferramentas aplicadas nos projetos de representação gráfica para cegos.
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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i3.1817
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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X
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