Metadesignde Jogos Sériosno Projeto Multidisciplinar Universitário Cerrado Visual

Mariana da Silva Lima, Rennan Gladso Sousa da Cruz, Tiago Barros Pontes e Silva

Abstract


O presente trabalho é uma colaboração interdisciplinar entre o Departamento de Design e o Laboratório de Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, a partir do projeto Cerrado Visual, que visa criar recursos didáticos para o ensino de Biologia e a divulgação científica do bioma cerrado. Trata-se de um metaprojeto, tendo como objetivo principal a proposta de um método de criação de jogos sérios para grupos multidisciplinares universitários. Para alcançar esse propósito, foram conduzidas uma série de oficinas com atividades que introduziram conceitos fundamentais de Design de Jogos e explorou temas específicos, como experiência, conceito e elementos de jogos, aprendizagem e prototipação. O objetivo dessas atividades foi fortalecer o processo projetual, proporcionando embasamento para decisões conscientes e intencionais na concepção de jogos educativos. O resultado foi uma trilha de procedimentos para apoiar grupos multidisciplinares no desenvolvimento de jogos sérios, eliminando a necessidade constante de especialistas em Design de Jogos.


Keywords


Design de Jogos, Jogos Sérios, Metaprojeto, Metodologia

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DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v32i2.1982

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Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

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