Apple – a união do design e do branding na construção de uma lovemark

Ivandro Galdino Vieira Ferreira, Emílio Augusto Gomes de Oliveira

Resumo


A pesquisa utiliza a Apple como estudo de caso para analisar suas estratégias de branding e técnicas de design, para que seja investigado como estes procedimentos contribuem na construção de uma lovemark – marcas que são amadas pelos seus clientes. A Teoria de Kevin Roberts é utilizada como método analítico comprovando que a Apple é um exemplo de lovemark e que pode servir como modelo para outras empresas que buscam este objetivo.

Palavras-chave


Apple; design; lovemark.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTMAN, Fábio. "Quero deixar uma marca no universo". Revista Veja Especial, Edição 2238, ano 44, nº 41, 12 de out 2011.

EXAME. Sete lições da Apple. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0896/noticias/sete-licoes-da-apple-que-podem-turbinar-qualquer-empresa-m0132476>. Acesso em: 16 set. 2011.

G1. Confira datas marcantes na história da Apple. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/confira-datas-marcantes-na-historia-da-apple.html>. Acesso em 18 out. 2011.

KELLER, Kevin Lane. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

KOTLER, Philip; PFOERTSCH, Waldemar. B2B - Gestão de Marcas em Mercados. Porto Alegre: Bookman, 2007.

NEUMEIER, Marty. O abismo das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2008.

_________________. ZAG: a estratégia número 1 das marcas de sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2009.

ROBERTS, Kevin. Lovemarks – o futuro além das marcas. São Paulo: M. Books, 2005.

SUPERINTERESSANTE. Edição Extra Steve Jobs. Edição 296C, out. 2011.

TECMUNDO. A história da Apple, a marca da maçã. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/2114-a-historia-da-apple-a-marca-da-maca.htm>. Acesso em: 18 out. 2011.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. Porto Alegre: Bookman, 2008.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v22i1.144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ivandro Galdino Vieira Ferreira, Emílio Augusto Gomes de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.