Processo participativo para a concepção de brinquedo inclusivo: uma pesquisa de representação gráfica para pessoas cegas

Amanda Caetano Pereira Souza, Elizabeth Romani

Resumo


Este artigo apresenta uma parte do processo de concepção de um brinquedo inclusivo, nas fases exploratória e generativa, realizado com a participação de crianças com deficiência visual. O brinquedo projetado tem o propósito de propiciar à criança, em especial à cega congênita, o desenvolvimento da fantasia por meio da construção de imagens mentais, sendo, então, um instrumento para o aumento do repertório de representação imagética. Para alcançar tal propósito, optou-se pela abordagem qualitativa. A pesquisa-ação com base empírica, foi concebida e executada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Assim, apresentam-se três etapas: 1) levantamento bibliográfico de recomendações para a construção de imagens táteis; 2) codesign; e 3) framework de análise gráfica. Esse processo possibilitou a geração de estudos que foram, posteriormente, desenvolvidos até alcançar o protótipo. Assim, espera-se com este trabalho contribuir para reflexões a respeito dos métodos e das ferramentas aplicadas nos projetos de representação gráfica para cegos.


Palavras-chave


brinquedo; design inclusivo; deficiência visual; métodos; imagem mental

Texto completo:

PDF

Referências


ADAM, Dominique Leite; SPINILLO, Carla Galvão. Quadro analítico para auxiliar o desenvolvimento de imagens táteis para objetos de aprendizagem acessíveis. In: Proceedings of the 7th Information Design International Conference. 2015. p. 257-270.

AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de Desenhos-Estórias. São Paulo, SP: Editora Casa do Psicólogo, 1997.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat; CARDEAL, Márcia. É bonito, mas será arte?. DAPesquisa, v. 3, n. 5, p. 249-259, 2008.

BESSA, Olavo. Semiótica e psicanálise: duas teorias do signo. São Paulo: Blucher, 2023.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

BRASIL. Decreto-lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lex: Coletânea de legislação: edição federal, Brasília.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille / elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de – Brasília-DF, 2018, 3ª edição. 120p.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre, RS: Editora Artes médicas, 1997.

CAETANO, Amanda. Projeto de brinquedo inclusivo para estimulação de imagens mentais: Concepção do Brinquedo Monteco. Orientadora: Elizabeth Romani. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2023.

DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo: entrevista a Maria Serena Palieri. Ed.9. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2000.

ENGELHARDT, Yuri. The language of graphics: a framework for the analysis of syntax and meaning in maps, charts and diagrams. 2002. Tese. (Doutorado) – Institute for Logic, Language and Computation, Universiteit van Amsterdam, Amsterdam, 2002.

FERREIRA, Sueli Camargo. Imaginação e linguagem no desenho da criança. Campinas, SP: Editora Papirus, 2001.

FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo, SP: Editora Martins Fontes, 2007.

HONORATO, Sérgio; BRAVIANO, Gilson. A formação da imagem mental em deficientes visuais. Educação Gráfica, v. 16, n. 3, 2012.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. São Paulo, SP: Claridade, 2003.

LUPTON, Ellen. Intuição, ação, criação graphic design thinking, São Paulo, SP: G. Gili, 2013.

MONTESSORI, Maria. A criança. Rio de Janeiro, RJ: Nórdica, [19--].

PIEKAS, Mari Ines. A desconstrução do esquema gráfico aplicado ao ensino de desenho para crianças cegas. In: DUARTE, Maria Lúcia Batezat; PIEKAS, Mari Ines. Desenho Infantil em Pesquisa: imagens visuais e táteis. Curitiba, PR: Editora Insight, 2011.

PIEKAS, Mari Ines. "Considerações sobre elaboração de desenhos bidimensionais tangíveis no contexto da deficiência visual", p. 707-720. In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.

PORTUGAL, Cristina; GUIMARÃES, Márcio JS; CORREIA, Ana. Design, linguagem e objeto háptico. Arcos Design, v. 15, n. 2, p. 96-115, 2022.

ROMANI, Elizabeth. Design do livro tátil ilustrado: processo de criação centrado no leitor com deficiência visual e nas técnicas de produção gráfica da imagem e do texto. 2016. 2016. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) –Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

VALENTE, Dannyelle. Os diferentes dispositivos de fabricação de imagens e ilustrações táteis e as possibilidades de produção de sentido no contexto perceptivo dos cegos. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 2, n. 1, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, SP: Editora Martins Fontes, 1998.




DOI: https://doi.org/10.35522/eed.v31i3.1817

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Amanda Caetano Pereira Souza, Elizabeth Romani

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ISSN Impresso: 0104-4249, ISSN Eletrônico: 1983-196X

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.